Terreirada, museu do avião, e outras atividades em mais um dia de Renovação na FCG
O dia começou com as palavras de Alemberg, juntamente com os membros da Casa, o pessoal da UFC e demais visitantes. O assunto girou em torno da organização do espaço, a apropriação das crianças e a valorização da cultura cearense.
De tarde o grupo visitou rapidamente o museu de aviões do Seu Françuli e seguiu rumo à terreirada na casa do Mestre Antônio Luís. A recepção contou com o mugunzá feito por sua esposa e a preparação do terreiro para festa.
Ao cair da noite, as primeiras manifestações começaram a acontecer na casa, e em seguida saíram os caretas, apresentando sua dança e levantando poeira no embalo da música dos tocadores. Os cânticos, abafados pelas máscaras, e as brincadeiras com pedaços de pau causaram sensações diversas na plateia, que sorriam, se assustavam e se espantavam, mas sempre com a empolgação de quem estava se divertindo bastante.
O grupo de brincantes Bumba Meu Boi do Sítio Sassaré mais uma vez cumpriu a tarefa de eternizar a cultura do Cariri com seus personagens marcantes, como a “véa” e o “véi”, a “burra”, a “sariema” e o temível “boi”, cada um com sua essência única e cheia de vida. Uma celebração não só da cultura do Cariri, mas de todo um estado carregado de causos e mistérios, que só os grandes mestres conseguem passar adiante.