top of page

25 anos Casa Grande: A Renovação do Sagrado Coração de Jesus


A Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus, ou simplesmente a “Renovação”, é uma das demonstrações da fé e religiosidade do povo do interior do Nordeste. Na noite deste dia 18, na região sul cearense, a Fundação Casa Grande celebra seus 25 anos com o ritual tradicional.

“O evento é imenso para a Fundação, pois ela trabalha história e memória. O costume, reavivado por Pe. Cícero Romão Batista, estimula a tradição na região”, afirma a professora Mercedes Pereira, amiga da Casa Grande, sobre a renovação que ocorre desde a criação da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, em 1992.

Nessa edição, a renovação possui um valor simbólico redobrado, uma vez que foi idealizado em homenagem a Rosiane Limaverde, uma das criadoras da Fundação, que nos deixou em março deste ano. Emocionado, Alemberg Farias, esposo de Rosiane, contou uma breve história sobre o significado do dia de hoje.

“Hoje, 18 de dezembro, é comemorado meu aniversário, o aniversário de Rosiane, os 25 da Fundação e também o nosso 35º aniversário de casamento. É um dia muito simbólico em nossas vidas. Eu acredito que esse momento de passagem da vida é como um cintilar de uma fita, brilhante”, disse Alemberg.

Este ano, haverá a entronização da imagem de Nossa Senhora das Graças, no Memorial do Homem Kariri, bordado pelo grupo Matizes Dumont, formado por integrantes de uma família de Pirapora (MG) que se dedica há mais de trinta anos às artes visuais e gráficas e ao desenvolvimento humano. Usam o bordado espontâneo, feito à mão, como linguagem artística e instrumento de transformação social e cultural.

Fabiana Barbosa, jovem da Casa Grande, diz ser uma honra receber uma obra da família Dumont. Segundo ela, apenas três pessoas possuem a imagem, sendo uma delas a cantora Maria Bethânia. As Dumont possuem grande importância para a tradição brasileira, tendo retratado obras de artistas como Candido Portinari.

Devoção

Na tradição local, as mulheres possuem o papel de escolha da santa de devoção das casas. No caso da Fundação Casa Grande, Rosiane escolheu Santa Bárbara, conhecida como protetora contra os relâmpagos e tempestades e considerada a Padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos que trabalham com fogo.

A santa, que passou a ser o símbolo de devoção do casal, foi lembrada na noite da Renovação. Yasmin Pereira, 12, adolescente da Fundação Casa Grande, fala da renovação como “tempo de alegria, de compartilhar sentimentos e celebrar a união”.

A noite termina com a apresentação da Banda Municipal de Nova Olinda. O maestro se disse honrado de participar do momento e da importância dele para a cultura da cidade. “A banda se sente cumprindo um dever de participar da renovação, estando sempre a disposição para ajudar em tudo que acrescente na cultura e história do município”, termina. Além da banda, o aniversário da Fundação também conta tradicionalmente com o corte do bolo, que é compartilhado com toda a comunidade.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
RSS Feed
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page