top of page

Tarde de encontro do dia 18


De 14h as 16h o 8º Ciclo de Conversa: Instituto de Arqueologia do Cariri teve a mediação da Prof. Dra. Rosiane Limaverde – (Arqueóloga do Instituto de Arqueologia do Cariri) e como Palestrantes: Prof. Dra. Conceição Lage (Arqueóloga da Universidade Federal do Piauí) - (PIAUÍ) e Prof. Wellington Lage (Arqueólogo doutorando na Universidade de Coimbra) - (PIAUÍ). Arqueometria e sua aplicação na arqueologia do Nordeste.


Também participaram do 8º Ciclo de Conversa os palestrantes: Prof. Heloísa Bitú (Bolsista do Instituto de Arqueologia do Cariri e Mestranda em Arqueologia pela UFPI) - (Nova Olinda / CE), Apresentação do Laboratório de Arqueologia e Prof. Agnelo Queiroz (Mestre em Arqueologia UFPI e membro do Instituto de Arqueologia do Cariri) - ( Fortaleza / CE). Apresentação de Resultados dos trabalhos de pesquisa em 2016 e também os Alunos do curso de extensão em arqueologia – Resultados das pesquisas regionais.


Wellington Lage e Conceição Lage Faltam de arqueometria, citando como funciona o processo e as pesquisas, quais os equipamentos utilizados, apresentaram um evento de arqueometria que acontecerá no Brasil e os seus participantes. Eles contam sobre a evolução dos grandes laboratórios onde se estudam diversos tipos de matérias e são realizadas pesquisas com estudantes pesquisadores e cientistas do mundo inteiro, inscritos através de editais e selecionados para realizarem a pratica de pesquisa.


Heloisa Bitú e Agnelo Queirós parentaram o laboratório de arqueologia, Heloísa falou das atividades desenvolvidas pelo laboratório na área de Educação Patrimonial Arqueológica, explicou os espaços que contém no laboratório, a quantidade de acervo lítico, cerâmico, sítios arqueológicos, explicou a quantidade de público que é atendida nas oficinas, como funciona os processos de cuidados com as peças e mostrou a equipe. Agnelo Queirós apresentou a parte de projetos que acontecem através do Instituto de Arqueologia do Cariri, mostrou como funciona o trabalho arqueológico, quem é a equipe, o que cada um faz e como são desenvolvidas nas escavações arqueológicas.


Após as apresentação de Agnelo e Heloísa, se apresentaram Regi Belizário que falou sobre o seu projeto de identificação de sítios, histórias e peças arqueológicas, na cidade de Caririaçu e Alex Franklin que falou sobre suas pesquisas no Engenho em Crato -CE, com a comunidade, fotografia e visita ao local para saber como funcionou toda a história até o Engenho ser fechado.



Ao fim Rosiane ressaltou sua alegria pelos trabalhos desenvolvidos no laboratório e as pesquisas desenvolvidas por seus alunos, ela diz que está muito feliz pelos resultados e parabeniza a todos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
RSS Feed
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page